Já estamos em Setembro e, em breve, as provas do ENEM. Muitos alunos estão preocupados com a Redação, a começar pela temática. Na verdade, os alunos estão acostumados a dissertar, tem acesso a argumentação em sala de aula, mas quando estão diante da proposta, tornam-se principiantes, temerosos.
De forma a diminuir a tensão do grupo, optei por realizar algumas atividades, nada original, mas que muito tem contribuído no momento da escrita. fica a dica:
1- Leve para os alunos recortes de jornais e revistas; trata-se de artigos, carta do leitor, editoriais; as temáticas são as mais variadas, desde tecnologia, à política.
2- Abandone a famosa" fila indiana" e opte pelo círculo, uma forma de promover o diálogo na hora das apresentações dos temas. Momento em que cada aluno apresenta o ponto de vista sobre determinada temática, ouve o que o colega pensa sobre o assunto, tira dúvidas em relação a escrita. A argumentação verbal sustenta as ideias, sem falar que, ao final da aula, se obterá 'N" opiniões sobre determinado assunto.
3- A cada aula, antes da escrita, aborde a temática a partir levantamento do que sabem sobre determinado assunto. Em seguida, apresente um texto que disserte, fale sobre o assunto para então apresentar aos alunos
as coletâneas que servirão de embasamento na hora da produção.
4- As imagens contribuem de forma significativa para produção dos alunos, desde que relacionadas aos temas a serem trabalhados. Inicialmente o aluno comenta o que vê, o que sente a partir da visualização e, obviamente, procura contextualizar a imagem. Em seguida, apresenta-se um texto ( poesia, cronica,artigo) relacionado ao assunto.
5- As charges, são essenciais no processo, uma vez que as mesmas abordam temáticas atuais; mesmo quando fora do contexto, possibilitam reflexão, quando os alunos percebem ser necessário conhecimento no ato da interpretação.
6- A escrita só se completa na reescrita, desta forma, essencial que o aluno observe os " erros" cometidos, as sugestões de acertos, por parte do professor. Quando é , válido usar o próprio texto do aluno, sem citar nomes, para mostrar os problemas e, certamente, sugestão de correção.
7- Textos com problemas de coesão e coerência, erros ortográficos e de concordância, favorecem de forma significativa a compreensão do aluno. A princípio levam na brincadeira, mas com o tempo passam a identificar e fazer as devidas correções sem necessidade de intervenção.
8- No ato da correção, importantíssimo que o aluno saiba onde foi que errou; desta forma, registre, no final da folha de cada aluno, os itens avaliados, para que o mesmo possa identificar o erro e acompanhar o próprio desenvolvimento.
Dicas simples e que, no entanto, oportunizam aos alunos momentos de descontração e construção do saber.
Cada aluno traz consigo experiências e conhecimentos valorosos, cabe a nós, professores, oferecer caminhos que favoreçam o desenvolver das habilidades da escrita.
Prof. Verônica
Set/2012
Arte e cultura de Cachoeiro; Crônicas, poesias, artigos. Literatura e Cultura local.
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Quem sou eu
- Verônica
- Sou um ponto Elemento visual real tantas vezes pequeno em relação a um plano maior. Um ponto que penetra espaços vazios de sentimentos emoções. Sozinha Sou apenas um ponto mas que ao aglutinar-me viajo no universos das possibilidades fusão do verbal com o visual na complexa sintaxe da vida.
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