segunda-feira, 10 de setembro de 2012

De professor para professor: o assunto é Redação!

Já estamos em Setembro e, em breve, as provas do ENEM.  Muitos alunos estão preocupados com a Redação, a começar pela temática. Na verdade, os alunos estão acostumados a dissertar, tem acesso a argumentação em sala de aula, mas quando estão diante da proposta, tornam-se principiantes, temerosos.

De forma a diminuir a tensão do grupo, optei por realizar algumas atividades, nada original, mas que muito tem contribuído no momento da escrita. fica a dica:

1- Leve para os alunos recortes de jornais e revistas; trata-se de artigos, carta do leitor, editoriais; as temáticas são as mais variadas, desde tecnologia, à política.

2- Abandone a famosa" fila indiana" e opte pelo círculo, uma forma de promover o diálogo na hora das apresentações dos temas. Momento em que cada aluno apresenta o ponto de vista sobre determinada temática, ouve o que o colega pensa sobre o assunto, tira  dúvidas em relação a escrita. A argumentação verbal sustenta as ideias, sem falar que, ao final da aula, se obterá 'N" opiniões sobre determinado assunto.

3- A cada aula, antes da escrita, aborde a temática a partir  levantamento do que sabem sobre determinado assunto. Em seguida, apresente um texto que disserte, fale sobre o assunto para então apresentar aos alunos
as coletâneas que servirão  de embasamento na hora da produção.

4- As imagens contribuem de forma significativa para produção dos alunos, desde que relacionadas aos temas a serem trabalhados. Inicialmente o aluno comenta o que vê, o que sente a partir da visualização e, obviamente, procura contextualizar a imagem. Em seguida, apresenta-se  um texto ( poesia, cronica,artigo) relacionado ao assunto. 

5- As charges, são essenciais no processo, uma vez que as mesmas abordam  temáticas atuais; mesmo quando fora do contexto, possibilitam reflexão, quando os alunos percebem ser necessário conhecimento no ato da interpretação.

6- A escrita só se completa na  reescrita, desta forma, essencial que o aluno observe os " erros" cometidos, as sugestões de acertos, por parte do professor. Quando é , válido usar o próprio texto do aluno, sem citar nomes,  para mostrar os problemas e, certamente,  sugestão de correção. 

7- Textos com problemas de coesão e coerência, erros ortográficos e de concordância, favorecem de forma significativa a compreensão do aluno. A princípio levam na brincadeira, mas com o tempo passam a identificar e fazer as devidas correções sem necessidade de intervenção.

8- No ato da correção, importantíssimo que o aluno saiba onde foi que errou; desta forma, registre, no final da folha de cada aluno,  os itens avaliados, para que o mesmo possa identificar o erro e acompanhar o próprio desenvolvimento.  

Dicas simples e que, no entanto, oportunizam aos alunos momentos de descontração e construção do saber. 
Cada aluno traz consigo experiências e conhecimentos valorosos, cabe a nós,  professores,  oferecer caminhos que favoreçam o desenvolver das habilidades da escrita. 

Prof. Verônica 
Set/2012



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Sou um ponto Elemento visual real tantas vezes pequeno em relação a um plano maior. Um ponto que penetra espaços vazios de sentimentos emoções. Sozinha Sou apenas um ponto mas que ao aglutinar-me viajo no universos das possibilidades fusão do verbal com o visual na complexa sintaxe da vida.