terça-feira, 8 de maio de 2012



 


Desconstruindo o mito de que saber o alfabeto manual é saber a língua de sinais

A libras é considerada língua e não linguagem, por possuir estrutura lingüística própria, desta forma, devido a modalidade oral, auditiva ou gestual-visual, um tipo de linguagem verbal, por ter como objeto maior a  expressão da palavra.
É muito comum encontrarmos pessoas que, ao obterem algum conhecimento sobre a língua de libras, consideram-se aptas a estabelecerem  comunicação efetiva para com a comunidade surda. 

No entanto, assim como no aprendizado de outras línguas, mesmo o português, quando se é possível encontrar as variações lingüísticas, a Libras não é uma língua universal, isso devido a estrutura gramatical da língua, quando os sinais são formados a partir das combinações do movimento das mãos com um determinado formato, em um determinado lugar, ou seja, os parâmetros:
·        De configuração das mãos – datilologia – alfabeto de mãos
·        Do ponto de articulação – onde incide a mão predominante configurada(testa, espaço neutro)
·       Da orientação/direcionalidade – relacionados aos parâmetros citados, tal como subir e descer.  Da Expressão facial e ou corporal 

Desta forma, é importante (re(conhecer) a existência de sinais com mesmas configurações de mãos, tais como o APRENDER E LARANJA, e são realizados na testa e na boca. 

O acesso a datilologia, alfabeto manual das libras, as configurações das mãos da libra, são distintos e, no entanto, se entrecruzam de forma a possibilitar a comunicação, de acordo com as situações.Quando é válido refletir, até mesmo, na expressão facial e corporal, estes considerados traços diferenciadores,  como nos sinais de ALEGRE E TRISTE. 

Embora os surdos seja minoria, em todos os países, por se organizarem em associações, e considerados deficientes, por não se expressarem,  como ouvintes,  é importante ressaltar que, se no Brasil a língua foi oficializada como sistema de libras, em outros  países recebe nova titulação, ou seja, ASL (EUA), LSF ( França)BSL (Inglaterra) LSP (Portugal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou um ponto Elemento visual real tantas vezes pequeno em relação a um plano maior. Um ponto que penetra espaços vazios de sentimentos emoções. Sozinha Sou apenas um ponto mas que ao aglutinar-me viajo no universos das possibilidades fusão do verbal com o visual na complexa sintaxe da vida.